sábado, 28 de março de 2020

O que os cristãos sul-coreanos querem que você saiba sobre o coronavírus

O que os cristãos sul-coreanos querem que você saiba sobre o coronavírus




Cerca de um mês após o surgimento do primeiro caso de coronavírus na Coréia do Sul, um homem infectado frequentou a Igreja de Jesus Shincheonji, um culto de mais de 300.000 pessoas que acredita que Jesus reencarnou em seu líder. Esse homem acabou infectando milhares - na verdade, mais de 60% dos quase 8.500 casos no país foram relacionados a Shincheonji.
Embora a Coréia do Sul não tenha exigido um bloqueio, a maioria das igrejas havia fechado suas portas voluntariamente até 1º de março. Essa decisão foi emocionante, já que as igrejas sul-coreanas conseguiram manter os serviços funcionando mesmo durante a Guerra da Coréia, disse Steve Chang, pastor em Seul.
O TGC perguntou se ele tem algum conselho para as igrejas americanas. Aqui está o que ele disse.

Planeje a longo prazo

Pense a longo prazo, pelo menos o dobro do tempo que achar necessário. A Coréia do Sul estava bem equipada, com tecnologia e infraestrutura, para ficar online. Fizemos isso imediatamente. Mas a maioria de nós pensou que seria temporário. Portanto, esse é o primeiro conselho - não pense que será uma ou duas semanas. Provavelmente serão dois meses ou mais.

Pense a longo prazo, pelo menos o dobro do tempo que achar necessário.
Assim, em algumas de nossas reuniões de grupo que planejamos adiar até que tudo melhorasse, percebemos que precisávamos apenas começar por meios online.Dessa forma, podemos começar a pensar sobre a melhor maneira de ministrar rapidamente ao nosso povo - por meio de videochamadas / visitas, comunhão em grupo, reuniões de oração e estudos bíblicos, além dos cultos de domingo - em vez de perder tempo com “ vamos esperar e ver ”pensando.

Procure oportunidades para fazer mais do que o normal

Tivemos a tendência de pensar em fazer menos do que normalmente faríamos no ambiente de adoração física, porque pensamos: Por que as pessoas gostariam de assistir a um vídeo de um culto por mais de 20 a 30 minutos?
Há alguma verdade nisso, mas também esquecemos que eles não têm a opção de vir à igreja. Essa coisa online é tudo que eles têm. Então, por que não torná-lo o serviço completo que normalmente fazemos?
De fato, podemos precisar fazer mais do que o normal, porque as pessoas estão isoladas e não conseguem sair ou se reunir. Por exemplo, nosso pastor está enviando um vídeo diário de oração através do Instagram, o que ele normalmente não faria.

Preste atenção ao que Deus está fazendo na igreja

Nossa igreja enfatiza o culto em família e o crescimento espiritual, o que não é algo que nossa mega-igreja possa fazer bem sem uma crise como essa. Todas as faixas etárias normalmente se dividem em ministérios específicos para a idade no domingo. Agora, grande parte da entrega do ministério infantil precisa envolver os pais, o que naturalmente os incentiva a ministrar a seus próprios filhos. Também pedimos aos membros que realizem cultos em família enquanto estiverem online, algo que uma grande igreja não pode fazer fisicamente.
Estamos vendo membros mais pobres de nossa igreja doando além do normal.

Sentimos que é uma oportunidade de testemunhar a Cristo, ajudando os mais vulneráveis. O ministério de jovens adultos está entregando comida e suprimentos para os idosos da comunidade.
Um membro de nosso ministério estudantil chinês (um estudante internacional chinês em uma universidade local coreana), que se tornou crente em nosso ministério, decidiu obter apoio de seus colegas estudantes chineses para enviar para a cidade atingida por Daegu. Como ele entregou o dinheiro (cerca de US $ 2.000) ao presidente da universidade para repassar aos funcionários da cidade de Daegu, o presidente ficou tão comovido que acrescentou US $ 900 no local do seu próprio dinheiro pessoal.
Estamos vendo membros mais pobres de nossa igreja doando além do normal. Por exemplo, uma avó coreana queria doar suas máscaras racionadas para nossos pastores.
Também achamos que Deus está usando isso para encorajar nossos membros a cuidarem mutuamente. O pastor sênior pediu aos membros da igreja que pratiquem “113” (como 911 nos Estados Unidos), que é em um dia, chame uma pessoa para checá-los e incentivá-los, e ore por 3 pessoas.

Preste atenção ao que Deus está fazendo fora da igreja

Definitivamente, acho que as pessoas estão assustadas e mais abertas ao evangelho. Se você tiver contato com os incrédulos na ou através da igreja, este é um ótimo momento para ministrar a eles. Se você ainda não tiver contato, será difícil encontrá-los. Nosso alcance no campus da faculdade parou completamente, por exemplo. Ainda temos que ver como isso levará a um ministério evangélico mais eficaz, mas é definitivamente uma oportunidade.
Se você tiver contato com os incrédulos na ou através da igreja, este é um ótimo momento para ministrar a eles.
Também há algumas podas na igreja coreana. Todas as mega-igrejas foram fechadas. Quanto maior a igreja, mais crítico era fechar as portas. Portanto, esta é uma grande oportunidade para refletir sobre o que significa adoração “em espírito e em verdade” e como algumas igrejas maiores se afastaram da adoração pura e bíblica. Agora que todos aqueles grandes e sofisticados santuários e produções estão sombrios, somos forçados a considerar novamente o que agrada a um Deus santo.Na Coréia do Sul, várias coisas estão acontecendo no cenário espiritual. Primeiro, como você sabe, um culto conhecido estava no centro desse surto. Chocou muitos coreanos ao saber como esse grupo opera e atrai candidatos inconscientes. Isso é algo que muitos líderes cristãos sabem, mas agora é público. Isso diminuirá a disseminação de cultos na Coréia, que são ativos e perigosos. Por mais que eu me arrependa daqueles que ousadamente afirmam que Deus está julgando esses cultos, não posso deixar de pensar que sua misericórdia pelo ministério evangélico da igreja está presente nesta crise.
Finalmente, ser a igreja sem um ponto de encontro central tem sido torturante. É uma sensação estranha não encontrar seus irmãos e irmãs pelo menos uma vez por semana. Sentimos muita falta e percebemos o quanto tínhamos como certo. Mas também nos obriga a manter nossa unidade em Cristo e a ser mais intencional em estender a mão e orar por nossa família espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Brasil é de Jesus

O Brasil é de Jesus e Ele está à porta - abra e deixe Ele agir

Jesus é o Senhor do Brasil - Ele vem para suprir as nossas necessidades Como a prosperidade material, física e espiritual estará a...